• Farmacologia Informa

Cloroquina e hidroxicloroquina: repercussões dos últimos estudos publicados - Atualização

Atualizado: Jun 5

Nas últimas semanas, novos artigos científicos publicados sobre a utilização da hidroxicloroquina (HCQ) e da cloroquina (CQ) no tratamento da COVID-19, incluindo o artigo publicado na revista científica The Lancet, indicaram falta de eficácia clínica e maior risco de arritmias cardíacas. Estas publicações geraram repercussões na utilização destes fármacos.

A Organização Mundial da Saúde suspendeu temporariamente o braço do estudo clínico Sodilarity que envolve estes dois medicamentos para revisão dos dados de segurança (1). Além disso, a Agência Italiana de Medicamentos (AIFA) suspendeu a autorização de uso da HCQ fora de estudos clínicos (2), e a Bélgica recomendou a não utilização da HCQ, exceto nos estudos clínicos em andamento (3). Hoje, o Ministério da Saúde da França publicou um decreto cancelando o decreto anterior que autorizava a utilização da HCQ para pacientes com COVID-19 em tratamento domiciliar ou hospitalar (4).

No Brasil, o Ministério da Saúde mantém o uso da CQ e da HCQ para o tratamento da COVID-19 em casos leves, moderados e graves.

Após os problemas apontados no artigo publicado por Mehra e colaboradores na revista científica The Lancet, o qual foi retratado hoje, a Organização Mundial da Saúde anunciou a retomada dos estudos com a hidroxicloroquina dentro do Solidarity Trial.


Referências bibliográficas

1)https://www.who.int/dg/speeches/detail/who-director-general-s-opening-remarks-at-the-media-briefing-on-covid-19---25-may-2020 Acesso em 27/05/2020.

2)https://www.aifa.gov.it/web/guest/-/aifa-sospende-l-autorizzazione-all-utilizzo-di-idrossiclorochina-per-il-trattamento-del-covid-19-al-di-fuori-degli-studi-clinici Acesso em 27/05/2020.

3)https://covid-19.sciensano.be/sites/default/files/Covid19/COVID-19_InterimGuidelines_Treatment_ENG.pdf Acesso em 27/05/2020.

4)https://solidarites-sante.gouv.fr/IMG/pdf/200527-_cp_hydroxychloroquine.pdf Acesso em 27/05/2020.

213 visualizações
 

Para uma melhor experiencia, sugerimos abrir o site no computador.     Se detectar algum erro nos links, por favor nos contacte. 

  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram

siga nas redes sociais

ufrj.jpg
WhatsApp Image 2020-05-26 at 20.47.53.jp
campus_UFRJ_macae_Aloisio_Teixeira.png

Visitas